Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre concurso

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou o calendário do concurso de admissão para as turmas 2017. Podem participar do processo seletivo candidatos que possuam Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou curso equivalente. As vagas são para os cursos das áreas de Graduação em Engenharia, para a formação de engenheiros do Quadro de Oficiais da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.

A vantagem do curso realizado pelo ITA é que ao término, a empregabilidade é maior do que em qualquer outra universidade. Isso porque parte dos alunos, ao optar pelos quadros militares, ao término do curso, além de engenheiros, são patenteados Oficiais da Aeronáutica, ficando na Força para seguir carreira.

O instituto está localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, a 85 Km da capital do estado. Para o ano de 2016, no concurso realizado em 2015, foram 140 vagas. Dessas vagas, 110 foram destinadas aos candidatos não optantes pela convocação para o serviço militar e 30 vagas destinadas aos candidatos optantes pela convocação para o serviço militar. Para o processo seletivo a ser realizado no corrente ano ainda não foi informado o número de vagas.

 Calendário

O período de inscrição será de 1 de agosto de 2016 a 15 de setembro de 2016. O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira etapa corresponde ao exame de escolaridade, composto de 5 matérias (Física, Português, Inglês, Matemática e Química) e será realizado no período de 13 de dezembro de 2016 a 16 de dezembro de 2016. No dia 13 de dezembro será realizado o exame de Física; no dia 14 de dezembro serão realizadas as provas de Português, Redação e Inglês; na sequência, 14 e 15 de dezembro, respectivamente, serão realizadas as provas de Matemática e Física. Os aprovados e classificados terão ainda que participar da segunda etapa, o exame médico, mas a data esta etapa ainda não foi informada.

O curso

Os candidatos aprovados recebem uma bolsa de estudos que compreende ensino e alimentação, além de hospedagem a custo módico, oferecida aos solteiros, e assistência médico-odontológica. O curso tem duração de 5 anos, sendo os dois primeiros equivalentes ao curso fundamental, comum a todos os alunos, e os 3 últimos correspondentes aos cursos profissionais de cada uma das especialidades da Engenharia. Nessa fase, os alunos são conduzidos para uma das formações: Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial, Civil Aeronáutica, de Computação, Eletrônica, ou Mecânica Aeronáutica.

Requisitos

Podem se inscrever no processo seletivo brasileiros natos de ambos os sexos, que concluíram o Ensino Médio e que completarem 25 anos até 31 de dezembro do ano de matrícula no Curso de Engenharia do ITA. Em anos anteriores, não foram aceitas inscrições de brasileiros naturalizados o que deve ser repetido neste processo seletivo. Os candidatos devem, ainda, estar quites com o serviço militar e aptos para a prestação de serviço militar, bem como pagar a taxa de inscrição do concurso. Também podem fazer a inscrição candidatos que estejam concluindo o Ensino Médio no corrente ano, seja por supletivo, por curso técnico equivalente ou pela Secretaria de Educação através da prova do ENEM, desde que apresentem no ato da matrícula a documentação comprovante de conclusão.

Faça sua pergunta?